27 de abril de 2015

Resenha: A hora da estrela - Clarice Lispector


Livro: A hora da estrela
Autor: Clarice Lispector
Páginas: 87
Editora: Rocco

A Hora da Estrela - A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

Se tivesse a tolice de se perguntar ”quem sou eu?” cairia estatelada e em cheio no chão. É que “quem sou eu?” provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto
Olá gente, a resenha de hoje é de uma escritora que admiro muito, porém demorei bastante para resenha-lo porque não sabia como expor meus sentimentos, quem já leu Clarice entende que não é uma leitura fácil, pelo o contrário, são 87 páginas com um apelo psicológico enorme, exige muito, cada linha, cada palavra contida nesse livro foi feita para se pensar sobre a vida e o sentindo da existência humana.

Estória é narrada por Rodrigo S.M (alter-ego de Clarice) que conta a estória de Macabéa, 19 anos, nordestina, órfã de pai e mãe. Saiu do sertão de Alagoas em busca de uma vida melhor no Rio de janeiro.

Há os que têm. E há os que não têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha.

Macabéa é a personagem mais "miserável" que já me foi apresentada, Muito magra, muito feia, desprovida de conhecimento, mal sabe ler e escrever. Não tem amigas, solitária, virgem, mal tem consciência de sua existência, contudo muito sonhadora.. seu único luxo era o cinema uma vez por mês. 
Maca consegue um emprego de datilógrafa e passa suas horas de folgas ouvindo a Rádio Relógio e filosofando sobre seus sonhos.

Sou datilógrafa e virgem, e gosto de coca-cola

E então Macabéa conhece Olímpico de Jesus, um nordestino e metalúrgico, eles começam a namorar depois de um passeio "romântico".
O ponto alto do livro acontece quando depois de uma desilusão amorosa Macabéa vai a uma cartomante seguindo os conselhos do pivô de sua desilusão, a cartomante diz a Maca que ela terá um futuro brilhante, cheio de luz e encontrará um novo amor. Feliz, Macabéa sai da cartomante pronta para ver sua Hora da estrela chegar..
Maca, porém, jamais disse frases, em primeiro lugar por ser de parca palavra. E acontece que não tinha consciência de si e não reclamava de nada, até pensava que era feliz. Não se tratava de uma idiota mas tinha a felicidade dos idiotas. E também não prestava atenção em si mesma: ela não sabia.
A partir dai não posso contar mais nada da estória sem estragar a leitura, o que posso dizer é que A hora da estrela é um livro muito curtinho mas escrito brilhantemente, um livro para ser relido diversas vezes. Cheio de marcas pessoais de Clarice, é fácil identifica-la nas passagens de dúvidas, medo, morte.
A escrita é que talvez não agrade a todos, Clarice tem um estilo peculiar, cheia de metáforas e longos parágrafos de filosofia e reflexão. Para quem estar disposta a mergulhar nessa estória recomendo do início ao fim. Uma bela obra de uma magnifica escritora nacional!
Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu morreria simbolicamente todos os dias.


Comente com o Facebook:

Postar um comentário

Olá Chuchu's *-*
Nós do DNA agradecemos sua visita, saiba que sua presença é muito importante e seu comentário deixa três aspirantes a blogueira feliz :D
Então comente, opine, critique e sinta-se em casa, pois tudo aqui é feito com muito amor para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize a aba: Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  
 
© Dna Bookz - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Maidy. Modificado por: Edna Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo