27 de junho de 2016

Resenha: Contos dos Irmãos Grimm - Dra. Clarissa Pinkola Estés

Título: Contos dos Irmãos Grimm
Por: Dra Clarissa Pinkola Estés
Páginas: 310
Editora: Rocco


Contos dos Irmãos Grimm reúne histórias especialmente escolhidas e prefaciadas por Clarissa Pinkola Estés, e ilustrações do artista vitoriano Arthur Rackham, principal responsável pela concepção visual dos contos de fadas, tal como a conhecemos hoje. Esta combinação de talentos, junto com a seleção meticulosa, que inclui contos muito conhecidos pelo público brasileiro, como "Branca de Neve" e "Rapunzel", e histórias menos disseminadas como "As Três Línguas" e "A Árvore Narigueira", fazem deste Contos dos Irmãos Grimm uma edição em tudo especial.
 
Oi gente, tudo certo?
Hoje vamos "falar" dos Contos dos Irmãos Grimm, minha vontade é comentar sobre todos. Cresci ouvindo e assistindo vários desses contos, acredito que muitos de vocês também. Prometo que não vou comentar sobre os contos famosos como A Bela Adormecida, Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho... apesar de gostar muito, mais muito mesmo deles.

Tenho dificuldade para escrever sobre contos, então resolvi escolher três deles, acreditem eu não os conhecia, mas entraram para minha lista dos favoritos, "senta que lá vem a história" (alguém do tempo do Rá - Tim- Bum?) rsrsrs.

A Água da Vida
Conta sobre um rei que tinha três filhos. Um dia o rei ficou doente e na tentativa de salvar o pai seus filhos vão em busca da água da vida. O primeiro a partir é o mais velho, depois o do meio e por último o caçula, já que os outros dois irmãos que partiram não retornaram, ele insistiu ao pai que o deixasse tentar.
Todos os três passam pelo mesmo caminho, mas aquele que tem o bom coração é o único que consegue passar pelos obstáculos encontrados durante o trajeto. O conto mostra como a ganância, a traição, a inveja pode prejudicar alguém, mas aquele que tem um bom coração apesar de sofrer injustamente tem o seu final feliz.  

A Amoeira
Conta sobre uma mulher que desejava ser mãe e que não pode cuidar de seu filho. O viúvo se casou novamente e deste casamento nasceu uma menina chamada Marleninha. Nesse conto temos a ganância e a inveja, que deixa a madrasta cega e começa a maltratar seu enteado. 
Um pássaro começa a cantar e por onde passa as pessoas pedem para que ele cante novamente. O pássaro não é tolo, logo não canta de graça e pede para darem coisas para ele como corrente, sapato e um mó para ouvi-lo novamente. 
Marleninha só chorava, seu pai achava que era saudade do seu irmão que havia partido, sua mãe vivia apavorada até o dia em que o pássaro cantou para eles presenteando cada qual com o que merecia.

A protegida de Maria
Conta sobre uma família muito pobre, que deu sua filha para Maria. Esta menina foi morar no céu e lá não era permitido abrir uma porta. Um dia Maria não estava e a menina resolveu espiar para ver o que tinha lá. Quando Maria voltou perguntou a menina se tinha desobedecido e ela respondeu que não.
"Tu não me obedeceste e além disso ainda mentiste, portanto não eis mais digna e permanecer no Céu." - disse Virgem Maria.
Assim foi feito, ela voltou para terra. Viveu escondida na floresta até ser encontrada por um rei com quem se casou. Ela era linda mas não podia falar, após um tempo felizes tiveram seu primeiro filho e a Virgem Maria voltou a perguntar se ela havia aberto a porta, a menina que agora era rainha insistia em dizer que não, então seu filho foi levado. Após um ano a rainha deu a luz a outro filho e mais uma vez voltou a Virgem Maria. 
"Se quiseres confessar que abriste a porta proibida, devolverei teu filho e soltarei tua língua; mas se insistires no pecado e negares, levarei também este recém-nascido comigo." Então a rainha disse novamente: "Não, não abri a porta proibida." e a Virgem tomou-lhe dos criança nos braços e levou.
Até onde vai o orgulho de uma pessoa a ponto de perder seus filhos para sustentar sua mentira. 
Nos Contos dos Irmãos Grimm temos pessoas ruins, gananciosas, invejosas, egoístas, mentirosas, orgulhosas sempre maquinando o mal; mas também temos as pessoas de bom coração dispostas a perdoar, seguir em frente e algumas delas até encontram o "seu feliz para sempre".


E quem não lembra do momento trágico da Branca de Neve?!
Fico por aqui, encantada  com esses Contos dos Irmãos Grimm espero que tenham gostado. Até a próxima. Kiss.


CLASSIFICAÇÃO DNA
 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Érica! Tudo bem?

    Gente, Grim é demais! :)
    Sua resenha representou muito a realidade vivida por nós da década de 80, pelo menos, comigo! :)

    Beijos,
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny,
      Obrigada. Sou encantada por essas histórias desde criança.
      Abraço

      Excluir
  2. Boa tarde. Tudo bem?
    Os irmãos Grimm são demais.
    http://tomoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bem?
      São mesmo.
      Obrigada pela visita.
      Abraço

      Excluir
  3. Érica!!!! Amei!!! Entrou por uma porta, saiu pela outra, quem souber que conte outra (sou do tempo do bambalao)!
    Bjks!
    Www.linguaeliteratura.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fabi, tudo bem?
      Amei a sugestão, amei o livro e nosso bate e volta no grupo.
      Obrigada pela visita.
      Bj

      Excluir

Olá Chuchu's *-*
Nós do DNA agradecemos sua visita, saiba que sua presença é muito importante e seu comentário deixa três aspirantes a blogueira feliz :D
Então comente, opine, critique e sinta-se em casa, pois tudo aqui é feito com muito amor para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize a aba: Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  
 
© Dna Bookz - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Maidy. Modificado por: Edna Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo