1 de outubro de 2015

Resenha: Simplesmente Acontece

Título: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails, mensagens de texto, cartas, cartões-postais... Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


Olá gente, como "cês" estão?
O assunto de hoje é Simplesmente Acontece, vamos "papear"?

Ex-namoradas são facilmente esquecidas. Melhores amigos permanecem para sempre com você.
A estória narra a vida de Rosie e Alex desde a infância com 7 anos, passando pela a adolescência, fase adulta e terminando por volta dos seus 50 anos. isso mesmo pessoal, esse livro narra a vida toda de um casal, com suas peculiaridades, amores, desamores e "muiiitos" desencontros.

Ao primeiro encontro com a sinopse, achei bem clichê e não me despertou interesse, o que me fez ler o livro foi, o filme (eu sei, é estranho); foi depois de ver o filme que eu me apaixonei pela a estória, chorei em cada despedida e ao desligar a tela corri para o site e comprei o livro
Li rapidamente, ansiosa para sentir as mesmas emoções que senti no filme, não sei se a culpa foi exatamente de ter visto o filme primeiro, mas desculpa Cecelia Ahern, eu prefiro a adaptação.

Porque? anteriormente li outro livro da autora, Ps: eu te amo, e acredite quando digo: Eu amo esse livro, sou irremediavelmente apaixonada pela estória, mas é longa demais, é um ritmo que não funciona COMIGO. O mesmo vale para Simplesmente acontece, escrita maravilhosa; enredo simples, mas bem construído; mas é lento, o romance demora demais para acontecer, o que me rendeu frustração.

Rosie e Alex são amigos inseparáveis desde sempre, na infância dividem as implicâncias da professora (narigão bafo-de-onça), conversam sobre sua "primeira vez", se divertem, se ajudam, e se amam, o amor deles é notável para todos, menos para eles mesmo. Por ironia do destino e da vida são obrigados a se separar, fisicamente apenas, a amizade deles é tão forte que sempre dão um jeito de manter contato, seja por carta, e-mail, mensagem de texto... não importa como, nem a distância seria capaz de separa-los.

A maneira como a estória é narrada é o diferencial, faz de um enredo aparentemente clichê, algo inusitado e surpreendente; Simplesmente Acontece é inteirinho narrado por cartas, e-mails e sms, não são algumas cartas jogadas aleatoriamente na estória, é inteiro narrado por cartas. Adorei esse estilo de narração, nunca tinha lido nada assim e foi uma grata novidade, algumas vezes senti falta de uma narração em terceira pessoa, ver por outros olhos o que estava acontecendo na cena, mas na maioria do tempo fiquei entusiasmada.

Quando terminei a leitura fiquei com um misto de sensações, aliviada pelo o desfecho, mas extremamente chateada com o quanto Alex e Rosie adiaram a felicidade, e se fica uma lição dessa estória, é algo que eu já sabia e que sigo a risca na minha vida: Não guarde sentimentos para você, expresse, fale, se você ama alguém vai lá e conta. Não existe momento certo, o momento certo quem faz é você ( parece auto-ajuda rs parei). Anotaram?

Nunca deveria ter me afastado. Jamais deveria ter entrado em pânico. Nunca deveria ter perdido todos esses anos sem você.
Rosie e Alex esperaram demais o momento "certo", e quando era o momento certo para ela, não era para ele e vice-versa, o destino (se é que existe) foi cruel com eles, principalmente com a Rosie, sofri com o azar dessa menina, e me irritei com a indecisão dos dois e com a vida que parecia nunca estar do lado deles, e se um livro me faz sentir tanta coisa assim é sinal que é bom, muito bom.

Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começar a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido.
Ainda prefiro a praticidade do filme, a maneira como a estória flui mais rápido, mas o livro merece ser lido e relido, estória boa, escrita maravilhosa. Cecelia Ahern

Classificação DNA

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Eu gostei da premissa desse livro e pela sua resenha deu pra ter uma ideia sobre o que é. Mas pra ser sincera, n sei se leria. Não porque parece ser ruim, mas porque parece ser emotivo e sentimental demais e fujo disso. Choro muito por coisas bobas e esse livro parece ser daqueles que ficam na sua cabeça e te fazem repensar várias coisas. Bom, dispenso isso no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi parabens....seu blog e lindo e mega criativo
    sobre esse filme e lindo incrível amei o post parabens e sucesso super beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu sou louca para ler esse livro, eu amo a escrita da Cecelia e só ouço coisas boas desse livro em particular. Sem contar que o filme parece um amor também, não vejo a hora de assisti-lo também :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Edna, tudo bem?
    Estou bem curiosa para ler esse livro, principalmente porque uma amiga minha leu e amou a história. Confesso que não é o tipo de livro que estou habituada a ler, mas a curiosidade é maior haha Espero poder ler o livro em breve e poder finalmente conhecer a escrita da autora.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Olá Edna :)
    Alguns amigos já tinham me recomendado esse livro por ele ser muito bom, porém não me rendi as indicações por não fazer muito meu estilo literário mas acho que vou dar uma chance a ele haha
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá Chuchu's *-*
Nós do DNA agradecemos sua visita, saiba que sua presença é muito importante e seu comentário deixa três aspirantes a blogueira feliz :D
Então comente, opine, critique e sinta-se em casa, pois tudo aqui é feito com muito amor para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize a aba: Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  
 
© Dna Bookz - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Maidy. Modificado por: Edna Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo