5 de julho de 2015

Resenha: Uma vida para sempre

Título: Uma vida para sempre
Autor: Simone Taietti
Editora: Novo Século
Páginas: 351





Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida. Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação. As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo. Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias. Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu.
 

- Mas do que a vida é feita, senão de lembranças, Edite? Você precisa aprender que isso é tudo o que nos resta depois que o tempo passa.
Olá chuchu's .
Gente sabe o que é ler dois livros ao mesmo tempo fortíssimos? foi assim que li Uma vida para sempre. Li junto de Por lugares incríveis (Resenha aqui) e não consigo dizer qual dos dois me deixou mais devastada literalmente. Demorei para fazer resenha porque de verdade, tenho muita dificuldade quando gosto demais da leitura, e quando o livro é tão sensível e reflexivo como esse é mais difícil ainda.
Antes de começar quero deixar meus agradecimentos a Simone Taietti por ter escrito esse livro com tanta delicadeza e me proporcionar uma das melhores leituras da vida; por essas e outras coisas agradeço todos os dias o dia que decidi criar um cantinho literário, graças ao DNA pude conhecer diversas obras que passariam despercebida no passado.


Uma vida para sempre fala sobre vida, sobre se ter a consciência de que a vida é finita, e assim aproveita-la da melhor maneira possível; fala sobre Ethel uma garota que tem essa consciência e deseja que o mundo (ou pelo menos as pessoas ao seu redor) também a tenha. 
As pessoas acham que o fato de você estar longe do furacão faz com que ele simplesmente deixe de existir. Ele só não irá te atingir, mas de qualquer forma ceifará centenas de vidas.
Ethel é uma adolescente que sofre de uma doença rara CIPA (Insensibilidade Congênita à dor com Anidrose) essa doença não permite com que sinta dor alguma e não a deixa transpirar; confesso que quando li Insensibilidade Congênita à dor logo pensei: que massa! mas ao longo da leitura fui percebendo que não é tão bom assim; a incapacidade de sentir dor deixa Ethel susceptível a doenças mais graves, se você não sente uma dor na garganta por exemplo, como vai saber que tem algo errado em seu corpo?
A maioria das pessoas parece não perceber que a morte existe e que ela levará a todos um dia. Muitas vezes precocemente, o que é mais doloroso.
Assim a nossa protagonista faz varias visitas ao hospital, exames e fisioterapia, com isso faz amigos por lá, o problema de fazer amigos no hospital é que eles estão morrendo..
Ethel ainda tinha que lidar com a super proteção da sua mãe Edite, uma mulher incrível e dedicada que sofria do mal chamado: Medo. Já havia perdido o marido e cuidava de uma maneira exagerada até, para não perder a filha também.


Em uma de suas idas ao hospital Ethel conhece Vitor, um garoto que luta a anos contra Leucemia Mieloide Aguda e como a propria Ethel diz ele tem um sorriso que poderia unir o continentes africanos e sul-americanos a relação entre eles vai se desdobrando de maneira natural, amigos, confidentes, companheiros de mesmas ideias, e pouco a pouco (nem tão pouco assim, pois o tempo não estava ao lado deles) um amor vai surgindo.
E mais um daqueles sorrisos tentando ligar sul-americanos e africanos iluminou não só seu rosto, mas todo quarto. E minha alma.
A primeira vista você pode até pensar que se trata de uma estória "batida" já vista outras vezes, eu também pensei isso quando li a sinopse, mas não! O romance é bem medido, nada meloso demais, nem frio, é realista. Ethel e Vitor vivem situações incomum para a maioria dos jovens de sua idade e conseguem olhar para  a situação de maneira madura e forte, usando um pouco daquele senso irônico que não poderia faltar nesse enredo.
E tem a escrita maravilhosamente impecável da Simone , gente que coisa mais gostosa ler um livro bem escrito, bem estruturado e que fica evidente para o leitor o quanto a autora se dedicou e pesquisou para desenvolver o trabalho, é de encher a boca para dizer que é talento nacional.


Aquelas leituras que morro de medo de resenhar e parecer tendenciosa, porque não existe nada para dizer além de LEIA, vocês precisam ler, aliás o mundo precisa ler esse livro pelo menos uma vez na vida, quem sabe assim a concepção de VIDA ou MORTE fosse alterada..
- Li, há algum tempo, que os monges de certas ordens religiosas católicas costumam dizer uns aos outros quando se encontram nos corredores do mosteiro: Memento Mori, uma expressão latina que quer dizer "Lembre-se de que vai morrer". Isso funciona como uma espécie de aceitação gradual do que todos sabemos que vai acontecer. Mas essa aceitação não representa que precisemos anular o presente ou mesmo o futuro, que em todas as hipóteses é incerto.
Classificação DNA

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Adorei! Demorei mas segui ahahaha, estou lendo esse livro também, e amando! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol, tudo bem?
      é maravilhoso né? eu me apaixonei por esse lindo da primeira a ultima pág *-*
      Beijão flor

      Excluir
  2. Oi
    Que bom que essa leitura te conquistou, o livro parece ter uma história incrível e eu já vi resenhas positivas dele o que me dá mais vontade de ler o livro, ele deve tocar lá no fundo do coração e já quero conhecer esses personagens, é tão bom quando um livro que mexe com a pessoa aparece.
    Outra coisa que chamou a atenção foi a capa, achei muito lind.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise.
      Realmente esse livro é um encanto para os olhos e o coração, e acima disso nos faz pensar, na vida, em como usamos o tempo..
      eu amei, espero que leia e goste tanto quanto eu.
      beijão flor

      Excluir
  3. Oi, Edna, tudo bem?

    Não conhecia o livro! Parece realmente um livro bem comovente, mas confesso que tenho problemas com livros que tratam sobre doenças! Eu fico mal depois que termino a leitura, mexe comigo de verdade, sabe? Por isso tenho evitado.
    Mas é sempre bom conhecer livros novos e fico feliz que o livro tenha te agradado tanto!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires, tudo bem contigo?
      Acho que gosto de sofrer flor rs vivo lendo livros que sei que me farão chorar, mas esse trata a doença de uma maneira diferente, aconselho a dar uma chance, se o enredo não te ganhar a escrita da autora com certeza ganhará :D
      Beijão flor

      Excluir
  4. Eu amei o livro *---* Não conhecia ele e achei bem a minha cara

    http://www.isadoramonteiro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma graça né Isa?
      Um amor de livro, lindo por fora e mais ainda por dentro.
      Beijão flor

      Excluir
  5. Olá,
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que nunca me interessei muito em ler, simplesmente não me atraio por ele. Mas gostei da resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês.
      É uma pena que não tenha se encantado pelo o livro, mas é assim mesmo, alguns nos encantam de cara outros não. continuo recomendado a leitura, a escrita é impecável garanto.
      Beijão

      Excluir
  6. Que blog mais lindo meninas, apaixonei em tudo aqui, lindo lindo! e sobre a resenha gostei muito me lembrou a culpa é das estrelas um pouco, quero ler.
    Beijos.
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy.
      Realmente ele lembra um pouco a culpa é das estrelas, mas o achei mais reflexivo e profundo, tão lindo quanto, talvez um pouco mais. espero que leia e goste.
      Beijão flor

      Excluir
  7. Oi, Edna!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro que me deixou curiosíssima.
    A história ´parece ser apaixonante mesmo.
    Já está nos meus desejados.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli :D
      Que bom vê-la no meu humilde cantinho haha
      é um livro maravilhoso mesmo, do tipo que recomendaria para meus melhores amigos, na verdade recomendo ao mundo rs, leia e nos conte o que achou.
      Beijão flor

      Excluir
  8. Sua resenha me despertou uma curiosidade enorme de ler esse livro. hihihi

    http://cantinhodand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa fofa *-* Sério? após leia menina haha, o livro é uma maravilha, encantamento do inicio ao fim, tanto com a escrita como no enredo ;) se ler venha nos contar ta?
      Beijão :*

      Excluir
  9. Edinha, linda! Preciso dizer novamente que amo a capa desse livro? Além disso, todos os comentários que recebi a respeito dele foram maravilhosos! Estou louca para lê-lo. Ainda não li sua resenha... pois gosto de ler resenhas após a leitura do livro. hahah Gosto de surpresas. Mas voltarei! hahah Super beijo e você é uma simpatia! A nova cara do DNA ficou um amor!

    Ah, fui tentar seguir...e descobri que já seguia. hahah

    Luaa
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/
    @psicoseliteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lu, tudo bem?
      Capa maraavilhooosa , sempre disse isso né? qualquer foto é realçada por essa beleza num é? ;)
      eu entendo não gostar de saber nada antes de ler o livro, eu sou o contrário, gosto de spoiller haha acredita? vivo caçando kkk
      Volte mesmo viu? e me diga o que achou, tenho quase certeza que vai gostar tanto quando eu!
      Obrigado, obrigado por tudo, de verdade, você que é uma querida :*
      Beijão enorme :*

      Excluir

Olá Chuchu's *-*
Nós do DNA agradecemos sua visita, saiba que sua presença é muito importante e seu comentário deixa três aspirantes a blogueira feliz :D
Então comente, opine, critique e sinta-se em casa, pois tudo aqui é feito com muito amor para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize a aba: Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  
 
© Dna Bookz - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Maidy. Modificado por: Edna Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo