10 de junho de 2015

Resenha: Honoráveis Bandidos - Palmério Dória

Título: Honoráveis Bandidos
Autor: Palmério Dória
Editora: Geração Editorial
Gênero: Política
Páginas: 208 

Um dos jornalistas mais respeitados do país conta os bastidores do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney. Do Maranhão ao Senado, o livro mostra os cenários e histórias protagonizadas pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes.

Com 50 anos de vida pública, o político mais antigo em atividade no país enfrenta escândalos e a opinião pública. É a partir daí que o livro puxa o fio da meada, utilizando as ferramentas do bom jornalismo investigativo. Sempre com muito bom humor, o jornalista faz um retrato do Brasil na era Sarney, os mandos e desmandos do senador e seus filhos, no Maranhão e no Congresso Nacional. 



Sei que você deve estar pensando que sou do contra, mês dos apaixonados, do romantismo e em vez de uma resenha cheia de amor e caricias, você abre o blog e boommm política.

Eu sei, como alguém que se diz romântica, cheia de sonhos, apaixonada por Paris me vem com uma resenha dessas, pois bem, sou brasileira. Não vim defender partido nenhum, nem criar polêmica. 
Vamos do inicio, todo mundo tem um amigo que gosta de política e claro, que ele sabe que você (no caso eu) é viciada em livros, num belo dia ele te apresenta um, meio que num desafio "leia este, já que gosta tanto de ler" e ansiosa por uma promoção na Amazon (não é propaganda, eu realmente gosto do Kindle e mantenho minha biblioteca organizada), após adquiri-lo e iniciar a leitura, já senti dor de estômago.
Não consegui terminar o segundo capítulo, sem sentir aquela vontade de tacar o livro na cabeça de quem me indicou (risos), não é a escrita e sim a história, tudo muito podre, sujo, quanto mais eu lia, mais raiva eu sentia. 
Tem aquela página que você para e diz "não devia ter começado esse livro", é uma traição muito grande com o povo brasileiro, somos explorados desde 1500 e as vezes penso que seremos explorados até o fim do milênio, parece tudo tão normal, natural, comecei a sentir vergonha, vergonha de tantos escândalos, tantos desvios, tantas promessas, tantas mentiras, não posso esquecer dos laranjas. Por falar em laranja:
...esse negócio de usar gente humilde como laranja não costuma dar certo.
Sim, apesar das dores de estômago, raiva e vergonha eu sugiro a leitura do livro. Lembrando que não estou defendendo nenhum partido. Ok, e a crise? Tenho amigos que dizem que o Brasil está bem e tenho amigos que dizem que o Brasil está em crise. Minha opinião, antigamente eu saia do mercado com mais sacolas do que saio hoje, lógico que para alguém que ama comer a comparação tinha que ser com mercado (amo viajar mais preferi não citar a gasolina como exemplo - risos).  Sou muito de comparar os preços e sou daquelas que se estiver abusivo não pago, a partir do momento que eu pago um valor que considero alto demais sinto que estou contribuindo para continuarem aumentando. Não vou falar de impostos, nem das obras inacabadas, porque é mais fácil pintar o meio fio da calçada onde todos podem ver seu trabalho, do que fazer obra em baixo da terra como saneamento básico (obra que ninguém vê, não da voto).
O cidadão brasileiro que viveu nos tempos em que decorreram tais fatos tinha boas razões para sentir desânimo com a política e com os políticos.
Me pergunto: "e nesses últimos tempos, devemos sentir o que?" 
É isso, não fiquem desapontados comigo por não se tratar de um romance na semana dos enamorados, eu li logo precisava escrever. Fico por aqui, até breve.  Não esqueça de comentar.

Classificação DNA


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Érica! Tudo bem?

    A-DO-REI sua resenha!
    Saiu do trivial "Dia dos Namorados" e nos apresntou uma resenha super interessante de um assunto que deve sim ser colocado para fora, sem medo de ousar!

    Gostei muito de sua crítica e do modo como você abordou temas que para nós cidadãos brasileiros, acabam nos intrigando.
    Quero ler mais críticas suas deste gênero. :)

    Visite-nos e caso queira, siga-nos, pois ficaremos muito felizes!
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, tudo bem e você?
      Obrigada pelo comentário, geralmente esperam um romance para esta semana, mais eu precisava escrever sobre este livro.
      Penso que nós brasileiros estamos acomodados com tudo o que acontece a nossa volta e isso é muito triste, pois o que vamos deixar para nossa próxima geração, como será o futuro das nossas crianças? Leio muito sobre política, gosto do Reinaldo de Azevedo (sempre abordando assuntos que fazem refletir), porém sou do tipo que não fica discutindo política, ela é igual religião ou time de futebol cada um defende o seu (sou Corinthiana e torço muito rsrsrs).
      Com certeza terá outras resenhas deste gênero aqui no blog.
      Já visitei Irmãos Livreiros, já estou seguindo. Parabéns pelo seu trabalho.
      Obrigada, um abraço!

      Excluir
  2. Olá!

    Adoro assuntos polêmicos! Hahahah esse livro é uma boa pedida, ainda mais pra quem vai passar l dia dos namorados sozinho/a... parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila, tudo bem?
      Esse livro é polêmico, uma leitura bem diferente para o dia dos namorados. Gostei bastante apesar da raiva. Depois nos conte o que achou.
      Obrigada, Abraço.

      Excluir
  3. Oi Erica!
    Não costumo ler livros desse tipo, mas geralmente é porque acabo deixando passar a oportunidade e pego algo de ficção mesmo. Porém sei que é bem importante ler livros assim, para além de conseguirmos formar uma opinião melhor com base em fatos, entendermos o panorama geral do nosso país!

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daisy, tudo bem?
      Eu leio de tudo um pouco, considero muito importante saber o que acontece a nossa volta e com o nosso país. Depois nos conte o que achou do livro.
      Abraço.

      Excluir

Olá Chuchu's *-*
Nós do DNA agradecemos sua visita, saiba que sua presença é muito importante e seu comentário deixa três aspirantes a blogueira feliz :D
Então comente, opine, critique e sinta-se em casa, pois tudo aqui é feito com muito amor para você!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize a aba: Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  
 
© Dna Bookz - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Maidy. Modificado por: Edna Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo